Coleções

Funilaria Ciro Cini

Ciro Cini, pai de Aldo, construiu uma casa de madeira com dois pavimentos com o objetivo de destinar o pavimento inferior como espaço para abertura de uma oficina que fizesse consertos e outros serviços de funilaria. Ciro daria início à futura funilaria Ciro Cini, empresa percursora da história de empreendedorismo da família Cini no Brasil.

Em 1951 após sair do Curtume, Aldo dedicou-se exclusivamente ao trabalho com o pai na Funilaria. Prestavam serviços de instalações hidráulicas para Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), fabricavam móveis de ferro batido, janelas e portas para residências.

Serralheria Artística e Industrial Aldo Cini

Após um período conturbado no final da década de 1950, em consequência da doença e da morte de seu pai, Aldo assumiu a empresa e a registrou como Serralheria Artística e Industrial Aldo Cini.

Em sua primeira empresa Aldo Cini já demonstra a busca por inovação e competitividade. Passa a desenhar janelas basculantes; introduz a janela de correr com e sem básculas, em chapa dobrada, que na época era uma novidade, grades pantográficas e rolamentos SKF.

Cia. de Móveis Aldo Cini

Percebendo o potencial do mercado moveleiro, Aldo transforma em 1964 sua Serralheria na Cia. de Móveis Aldo Cini. Na empresa, além de continuar trabalhando com o ferro, inovou mais uma vez ao trabalhar com as armações tubulares para móveis que, junto com a fórmica, marcaram época.

A empresa atuou em três segmentos através das linhas residencial, escolar e esportiva. Na linha escolar lançou as classes escolares e carteiras universitárias, modelos que são utilizados até os dias de hoje. As patentes das classes e das carteiras não foram requeridas, pois as maiores vendas aconteciam através de licitação.

Na linha esportiva o grande destaque foram as cadeiras de estádio que possuíam um diferencial em seu sistema de fixação, permitindo sua remoção para limpeza da arquibancada. Este sistema foi patenteado e a Móveis Aldo Cini mobiliou diversos estádios no Brasil, como Beira Rio, Arruda, Rei Pelé, Morenão, etc.

Madesa

Após a venda da Cia. De Móveis, em meados da década de 1970, Aldo Cini fundou a Madesa no ano de 1977, com o principal objetivo de produzir móveis de florestas renováveis para exportação, com a visão empreendedora da sustentabilidade.

A Madesa cresce, se estabelece e nos anos 90 chega a exportar para mais de 65 países. Inclusive para a IKEA, maior rede de varejo do mundo. Ao longo de sua trajetória é reconhecida pelos móveis com design inovador e competitividade.

Aldo Cini Móveis Finos

No final de década de 90, Aldo Cini criou uma coleção de sofás, poltronas e móveis complementares, desenvolvida com a mais alta qualidade de nível internacional.

Foram modelos que traduziam a perfeita alta classe e sofisticação em móveis e contavam com diferenciais como molejamento exclusivo, através de um sistema de molas cônicas helicoidais em aço temperado, espumas de última geração e fibras 100% poliéster que proporcionavam durabilidade e maciez.