HISTÓRIA DO MUSEU

O Museu Aldo Cini é um espaço criado para preservar as memórias da trajetória de vida de um empresário que se confunde com a própria história do setor moveleiro nacional. Repleta de superações, ambições, sonhos e um olhar muito além de sua época.
Aldo Cini dedicou sua vida não só as empresas que fundou, mas ao setor moveleiro como um todo. À sua expansão, sua maturação e seu reconhecimento. Criou produtos e enxergou mercados muito a frente de seu tempo. Foi chamado de visionário e confiou em sua intuição, apontando os caminhos que até hoje direcionam os negócios da família.
Para contar a trajetória de Aldo Cini é preciso fazer menção também ao importante papel que seu pai exerceu ao lhe ensinar, não apenas um ofício, mas a coragem e a busca por inovação. Seu pai, por sua vez, aprendeu através do exemplo de seus antepassados que migraram para o Brasil em busca de melhores condições de vida. Esta herança cultural traz consigo a memória do trabalho e de uma visão empreendedora que constituí a essência da Família Cini.
Desta forma, voltar ao passado tem o objetivo de reconhecer e valorizar as experiências das gerações anteriores construindo uma base sólida, pautada em valores e tradições, que servirão de exemplo para que as gerações futuras deem continuidade a este legado.

QUEM É ALDO CINI?

Aldo Cini nasceu em 1933 em Garibaldi, RS. É formado em Administração de Empresas. Fundador e atual Presidente da Madesa Móveis, reconhecida empresa com 35 anos de história no ramo moveleiro. Fundador e primeiro Presidente da Movergs - Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul, Presidente do Sindmóveis - Sindicato da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves e vice-presidente da Afam, hoje Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário. Como atividade filantrópica foi Presidente do Conselho do Clube Aliança de Bento Gonçalves, Presidente do Clube Escoteiros Ciretama de Bento Gonçalves e Presidente do Rotary Club de Bento Gonçalves, RS. Atualmente é sócio benemérito do Rotary Club de Bom Princípio, RS.